Varizes Pélvicas: entenda o que são e como afetam a sua saúde
- giovannamdamico
- 14 de nov. de 2024
- 1 min de leitura

Você já ouviu falar de varizes pélvicas? As varizes pélvicas são veias ou vasos dilatados localizados próximos ao útero, ovários e tubas uterinas. Elas ocorrem devido a alterações no retorno venoso, levando à inflamação e podendo gerar dores pélvicas intensas, especialmente durante e após a relação sexual.
Outros possíveis diagnósticos: Por ser uma dor de caráter pélvico, é importante que o diagnóstico de varizes pélvicas seja considerado junto a outras condições, como endometriose, síndrome do intestino irritável e lesões osteomusculares (já abordadas aqui!). Para confirmar o diagnóstico, exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética podem ser indicados.
Tratamentos e Prevenção: Para aliviar a dor pélvica crônica de origem vascular, existem dois tipos principais de tratamento: medicação oral ou cirurgia minimamente invasiva, como a embolização. O tratamento ideal será definido com base na individualidade de cada paciente.
A boa notícia é que hábitos que ajudam a prevenir varizes pélvicas também auxiliam na prevenção de varizes nas pernas! Alguns deles incluem:
• Caminhar diariamente para melhorar a circulação sanguínea;
• Evitar ficar muito tempo na mesma posição;
• Gestantes devem dormir de lado para diminuir a pressão uterina na veia cava;
• Não fumar;
• Evitar o consumo excessivo de álcool.
Se você sentir desconforto pélvico persistente, não ignore os sinais. Cuide da sua saúde e consulte um ginecologista especialista.
Comments