SÍNDROME DO INTESTINO IRRITÁVEL
- giovannamdamico
- 11 de fev.
- 2 min de leitura

Nem toda dor pélvica é Endometriose. Pelo contrário, antes das causas ginecológicas para a dor pélvica, temos as causas intestinais, onde a Síndrome do Intestino Irritável (SII) é a principal condição funcional para a dor. É uma doença crônica e caracteriza-se por uma dor abdominal associada à disfunção intestinal.A SII ocorre em cerca de 15% da população adulta, sendo mais prevalente em mulheres do que homens (2:1) e envolve, com certeza, alterações da motilidade, processos inflamatórios, antecedentes genéticos, imunológicos, psicológicos e alimentares.
Além do desconforto abdominal recorrente, a SII associa-se à uma mudança na frequência ou na forma das fezes. A dor geralmente é aliviada com a defecação e às vezes é acompanhada por distensão abdominal. O diagnóstico é baseado na história do paciente, visto que não existem achados diagnósticos específicos. Portanto, o tratamento deve ser individualizado, considerando sempre os sintomas predominantes de cada paciente. Também é de extrema importância determinar se existem possíveis associações alimentares precipitantes, como cafeína, alimentos que contêm lactose ou alimentos que contêm frutose.
Diferente de muitas causas ginecológicas para a dor pélvica crônica, a Síndrome do Intestino Irritável não pode ser manejada de forma definitiva, cirúrgica. É normal que ela curse com um ciclo que chamamos de remitente-recorrente, variando sua resposta à depender do tratamento e do momento. Devemos ter em mente também, que nem sempre a dor pélvica se apresenta com apenas um diagnóstico. Pelo contrário, na maioria das vezes a paciente costuma apresentar mais de uma causa para a dor se tornar crônica, sendo a SII muito frequente nas queixas das pacientes,Todavia, vale ressaltar que se o paciente apresentar sintomas ou achados preocupantes, como anemia, perda de peso ou febre, será necessária uma investigação completa. Não deixe de se cuidar e de conversar com seu médico!
Comments