Adenomiose, o que é?
- giovannamdamico
- 3 de fev.
- 1 min de leitura

A Adenomiose é uma doença que afeta o útero e que por razões ainda não muito bem elucidadas, cursa com a presença de glândulas endometriais no Miométrio (camada muscular uterina). Apesar dos sintomas de Dor Pélvica, sangramento uterino aumentado e infertilidade, serem recorrentes, muitas vezes a paciente com Adenomiose poderá apresentar-se de forma assintomática. Vale ressaltar também, que a Adenomiose pode coexistir com outras afecções ginecológicas, como a endometriose e Miomas uterinos, o que complica o diagnóstico.
Até a pouco tempo, era uma condição clinicamente desprezada. O seu diagnóstico se dava secundariamente, em cirurgias uterinas por outras causas (quando se retirava o útero). Todavia, com o avanço dos métodos diagnósticos por imagem, como ultrassonografia e ressonância magnética, o número de mulheres em idade reprodutiva diagnosticadas com Adenomiose vem crescendo. Quando pensamos no tratamento da Adenomiose devemos pensar em três possibilidades:
- Tratamento clínico
- Tratamento minimamente invasivo
- Tratamento cirúrgico conservador e radical
Adenomiose ainda é uma incógnita, mas com certeza nossa atenção pode mudar o curso desta doença.Não deixe de acompanhar!
Comments